Geral

Matrículas Educação Pré-escolar e 1ºano do Ensino Básico 2021/2022

As matrículas decorrem de 15 de abril a 14 de maio, preferencialmente via internet https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt. Para utilizar este serviço, deve possuir os Cartões de Cidadão do encarregado de educação e do(a) aluno(a) a matricular, bem como os respetivos códigos de autenticação ou, em alternativa, a Chave Móvel Digital do encarregado de educação e do(a) aluno(a) a matricular. Para autenticação, também pode ser utilizado o NIF do encarregado de educação e a respetiva senha de autenticação do Portal das Finanças.

Não sendo possível através do recurso à internet, pode recorrer aos serviços administrativos da escola sede do Agrupamento EB2,3 de Almeida Garrett – Largo Rotary Club da Amadora-2610-298 Amadora, mediante marcação previamente feita através do número de telefone 214712060.

 

Documentos necessários, sem os quais não se poderá realizar a matrícula, obrigando a novo agendamento:

·         Cartão do Cidadão do aluno; Autorização de residência ou Passaporte- a)

·         Cartão de cidadão do Encarregado de Educação ou BI – b)

·         Senha de acesso ao Portal das Finanças do Encarregado de Educação e do aluno

·         Boletim de vacinas devidamente atualizado

·         Prova de residência (Comprovada mediante os dados relativos à composição do agregado familiar validados pela Autoridade Tributária + Certidão de domicílio fiscal)

·         Declaração da segurança social comprovativa do escalão de abono de família.

 

·         Relação definida das escolas pretendidas (até 5 escolas sempre que possível, por ordem se preferência)

a)    Na falta de cartão de cidadão do aluno, deve ser apresentado o cartão de contribuinte, cartão de assistência médica e o número de identificação da segurança social (NISS).

b)    Na falta de cartão de cidadão do encarregado de educação, deve ser apresentado também o cartão de contribuinte.

c)    Delegação de competências comprovada mediante os dados relativos à composição do agregado familiar validados pela Autoridade Tributária, e de acordo com o Art,º 2.º Anexo I do Despacho Normativo n.º 5/2020 de 21 de abril.

d)    O Despacho Normativo n.º 10-B/2021 estabelece que os pedidos de matrícula recebidos até 14 de maio, são considerados imediatamente após esta data para efeitos de seriação. Os pedidos de matrícula recebidos depois de 14 de maio serão sujeitos a seriação em momento posterior.

 

Para mais informações consultar a legislação em vigor ou o portal das matrículas em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt.

Legislação em vigor: Despacho normativo n.º 10-B/2021 de 14 de abril; procede à segunda alteração do Despacho Normativo n.º 6/2018 de 12 de abril de 2018 ; com a redacção dada pelo Despacho Normativo n.º 5/2020 de 21 de abril.       

 

 

                                                                                                                                                              

 

Matrículas e renovações de matrículas para o ano letivo 2021/2022

As matrículas e renovações de matrículas para o ano letivo 2021/2022 decorrem de acordo com o calendário seguinte:
 
Entre o dia 15 de abril e o dia 14 de maio de 2021 – para a Educação Pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;

Entre o dia 10 e o dia 16 de julho – para os 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos, do ensino básico;
 
Entre o dia 18 e o dia 30 de junho - para os 8.º e 9.º anos, do ensino básico, e para o ensino secundário.
 
Solicitamos aos encarregados de educação a leitura atenta dos seguintes documentos:
 
 

Reinício das Atividades Letivas em Regime Presencial dos 2º e 3º Ciclos

 

 AVISO

Reinício das Atividades Letivas em Regime Presencial

dos 2º e 3º Ciclos

 

Caros alunos e encarregados de educação

 

As atividades letivas têm início no dia 7 de abril, em regime presencial

Devido à organização semestral do ano escolar, o calendário letivo dos Agrupamentos de Escolas da Amadora foi ajustado à legislação em vigor e a interrupção letiva da Páscoa termina no dia 6.

Mantem-se a necessidade de garantir a segurança de toda a comunidade educativa, nos termos das orientações da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e do Plano de Contingência do Agrupamento.

Entre outras medidas, relembramos a importância de respeitar os horários estipulados, bem como o cumprimento das normas de higienização, o uso de máscara e a manutenção do adequado distanciamento social.

O Plano de Contingência do Agrupamento, já divulgado, está disponível para consulta, na página eletrónica da escola, com as orientações relativas à vida escolar no atual contexto de pandemia da doença COVID-19.

 

Votos de Feliz Páscoa! 

 

A Direção

 

 

 

 

Avaliações Intercalares

Informamos que os registos de avaliação intercalar de todos os níveis de ensino se encontram disponíveis no INOVAR Consulta.

A Direção

 

 

Aviso

 

EXAMES NACIONAIS E
PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA
2021

No presente ano letivo, os alunos que se pretendam candidatar às Provas de Equivalência à Frequência, como autopropostos, têm de fazer a respetiva inscrição na plataforma eletrónica https://jnepiepe.dge.mec.pt.

Para o efeito, devem consultar os documentos publicados que indicam as várias etapas para a inscrição, os prazos, as condições e os períodos de realização das provas, entre outras informações.

O cartão de cidadão é necessário. Na sua ausência, o aluno deve solicitar a atribuição de um número interno, junto da escola de inscrição.

Os alunos autopropostos e os respetivos encarregados de educação devem fazer uma leitura atenta de todos os documentos, podendo recorrer aos serviços administrativos do Agrupamento para qualquer esclarecimento.

 

A Direção

 

 

Consulte os documentos no separador Exames e Provas de Equivalência à Frequência

Para mais informações consulte http://dge.mec.pt/plataformas-jne